ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
O administrador financeiro deve preocupar-se com três tipos básicos de questões:
Orçamento de capital – diz respeito aos investimentos da empresa a longo prazo. Nessa função, o administrador financeiro procura identificar as oportunidades de investimento cujo valor para a empresa é superior a seu custo de aquisição. Independentemente do investimento específico que esteja sendo considerado, os administradores financeiros devem preocupar-se com o quanto se espera receber em termos monetários, quando se espera recebê-lo e a probabilidade de que seja recebido. A avaliação da magnitude, da distribuição no tempo e do risco dos fluxos de caixa futuros é a essência do orçamento de capital.
Estrutura de capital – diz respeito à forma pela qual a empresa obtém o financiamento de que necessita para sustentar seus investimentos a longo prazo. A estrutura de capital, também chamada de estrutura financeira, de uma empresa é a combinação específica de capital de terceiros de longo prazo e capital próprio que a empresa utiliza para financiar suas operações. O administrador financeiro tem duas preocupações no que se refere a essa área: 1) Quanto deve a empresa tomar emprestado? 2) Quais são as fontes de fundos menos dispendiosas para a empresa.
Administração do capital de giro – a expressão capital de giro diz respeito aos ativos a curto prazo de uma empresa, tais como estoques, bem como a seus passivos de curto prazo, como quantia devidas a fornecedores. A gestão do capital de giro de uma empresa é uma atividade diária que visa assegurar que a empresa tenha recursos suficientes para continuar suas operações e evitar interrupções muito caras. Isto envolve uma série de atividades relacionadas aos recebimentos e desembolsos da empresa. Algumas perguntas relativas à gestão do capital de giro que precisam ser respondidas incluem: 1) Quanto devemos manter