ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
CRISTHIANY
SIMONE AZEVEDO
A Importância as estrutura se capital nas decisões gerencias
Projeto de pesquisa apresentado Estácio / FIB, como requisito de avaliação da disciplina Administração Financeira. Curso de Administração. Orientador: Prof. Pagano.
Salvador /BA.
2011.1
ESTÁCIO/ FIB ANTONIO VAGNER
CRISTHIANY
SIMONE AZEVEDO
A Importância as estrutura se capital nas decisões gerencias
Salvador /BA.
2011.1
Ao se estender as organizações necessitam de capital, seja de origem própria ou de terceiros, a maneira pela qual a empresa organiza esta necessidade de capital é chamada estrutura de capital. Segundo ROSS, WESTERFIELD e JAFFE ( 1995, p 27), “a estrutura de capital indica as proporções de financiamento com capital próprio e capital de terceiros de curto e longo prazo”
Apesar de ser tão complexa para uma tomada de decisão financeira, a estrutura de capital é a forma como a empresa financia suas atividades podendo maximizar os lucros e serve como uma excelente ferramenta de alavancagem financeira (grau de utilização de títulos de renda fixa), refletindo de forma significativa sobre os resultados, podendo contribuir para o aumento ou redução dos lucros; estes por sua vez, representam a remuneração que os capitais investidos estão proporcionando. O segredo está na estrutura ótima de capital que resulta no equilíbrio dos custos e benefícios dos empréstimos para minimizar o custo médio ponderado de capital, sendo o equilíbrio entre risco e retorno que maximiza o preço das ações de uma empresa.
A estrutura de capital é uma área importante de tomada de decisão que afeta diretamente o custo de capital, as decisões de investimento de capital e o valor de mercado de ação. As decisões inadequadas de estrutura de capital podem resultar em um elevado custo de capital, o que tornaria difícil