Administração Financeira e Orçamentária
AVALIAÇÃO DE TÍTULOS
Como firmado anteriormente, o valor de um ativo é igual ao valor presente de seus fluxos de caixa futuros. Essa regra pode ser aplicada a qualquer ativo financeiro, inclusive os títulos. As corporações emitem títulos para captar recursos necessários à expansão de suas operações. Dessa maneira, as corporações que tomam empréstimos comprometem-se a pagar certa quantia de juros anuais, semestrais ou trimestrais, em dinheiro, aos portadores desses títulos. A quantia de juro a ser recebida é a taxa de cupom, estabelecida em cada certificado do título. Outra informação encontrada no certificado do título inclui a data do vencimento, o valor de face e o número de vezes que o juro é pago a cada ano. A data de vencimento é a data em que o emissor deve pagar ao investidor o valor de face do título, liquidando, assim, o débito. O valor de face de um título é o valor do título na data do seu vencimento. Quando esses dados estão disponíveis, o valor do título pode ser facilmente determinado.
CONCEITO DE VALOR
O valor de um ativo é definido como valor presente de todos os fluxos de caixa associados especificamente a ele. Esse valor é influenciado por três fatores: fluxo de caixa do ativo; taxa de crescimento do fluxo de caixa; e risco ou incertezas do fluxo de caixa. Para um crescimento contínuo no valor de qualquer ativo é desejável que o ativo de produzir fluxo de caixa continuamente; que o fluxo de caixa deve ter uma taxa de crescimento positiva (crescer com o passar do tempo); e o risco deve ser controlado.
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO; MÉTODOS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL: SEM RISCO.
É a ação como um título representativo de uma fração unitária do capital social de uma sociedade anônima ou companhia, conferindo a seu proprietário o direito de participação em uma das duas. Podem ser classificadas como:
Ações Ordinárias: conferem direito de voto a seu titular nas assembleias de acionistas e participação nos lucros da sociedade. Os dividendos não