Administração estratégica
A VITA & SALUTE, empresa de medicina em grupo de grupo de expressão nacional, atuava praticamente sozinha em algumas localidades, porém com o aumento da concorrência a empresa percebeu que precisava rever suas estratégias, seu modelo de gestão, para assim atrair novamente clientes e manter médicos associados.
Inicialmente o grupo foi solicitado para que elaborasse um relatório detalhado dos aspectos envolvidos e avaliar o que está acontecendo na empresa, a partir disto o seguinte problema foi identificado, “Como fatores extrínsecos podem afetar a empresa?”. O grupo se reuniu na biblioteca e no laboratório para pesquisar os seguintes conceitos: Estratégia e Administração Estratégica, o processo da administração estratégica, estratégias competitivas, concorrência perfeita, fatores ambientais, a fim de encontrar a solução mais adequada para a empresa.
2. Conceitos Relevantes
2.1 Estratégia e Administração Estratégica
O primeiro ponto a se levantar é o conceito de estratégia e qual o papel do estrategista, segundo Bateman e Snell (2005, p.121) Uma estratégia é um padrão de ações e de alocações de recursos destinado a atingir os objetivos da organização. a estratégia que uma organização implementa é uma tentativa de equilibrar habilidades e recursos da organização com as oportunidades encontradas no ambiente externo, isto é, cada organização tem certos pontos fortes e certos pontos fracos. As ações, ou estratégias, que a organização implementa devem ser direcionadas a construção de pontos fortes em áreas que satisfaçam as necessidades e aos desejos dos consumidores e a outros atores-chaves do ambiente externo. Além disso, certas organizações podem implementar estratégias que modifiquem ou influenciem o ambiente externo.
Neste contexto, o estrategista, tem a função principal de tomar decisões em seu dia-a-dia, sejam estas simples ou complexas. Considerando a frequência desta ação, o ato de tomar decisões deveria ser