Administração Estratégica
Podemos definir projeto como um empreendimento único e não repetitivo, que tem como objetivo um novo produto. O processo tem início, meio e fim, é organizado e reúne e investe recursos para cumprir objetivos predefinidos, além de ser um instrumento de mudanças e contribuir com a obtenção de resultados empresariais a curto e longo prazo.
De acordo com o Project Management Institute (2000, p.4) projeto é: “Um empreendimento temporário, planejado, executado e controlado, com objetivo de criar um produto ou serviço único”.
Para se alcançar um bom resultado, são necessárias à aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto. Para a estruturação e condução, é importante a utilização de metodologias, o conhecimento de pessoas, o entendimento nítido dos impactos que podem ocorrer durante todo o processo e, ainda, ter bastante experiência e conhecimento nas áreas de aplicações do projeto.
2.1. FASES DO PROJETO
2.1.1. Fase de Iniciação
São nesse momento em que definem os objetivos do projeto, as expectativas do cliente e prepara-se o plano preliminar de projeto, que é desenhado com base na expectativa e, por esse motivo, pode sofrer alterações, desde que previamente acordadas com o cliente. Nessa fase são geradas todas as informações necessárias para autorizar o projeto que servirá de insumo para o planejamento.
São atividades típicas desta fase:
- determinação dos objetivos e das metas a alcançar;
- análise dos recursos disponíveis;
- avaliação da viabilidade de atingir os objetivos;
- estimativa dos recursos necessários;
- elaboração da proposta de projeto.
2.1.2. Planejamento do Projeto
Nessa fase são recebidas todas as informações do processo início que serão avaliadas, refinando seus objetivos e selecionando as melhores alternativas de ação para alcançar os objetivos do projeto. Esse processo alimenta de informações os processos de execução e controle.
São atividades