Administração estratégica
As organizações são entidades sociais criadas para alcançar objetivos em um ambiente mutável e dinâmico e, para tanto, elas precisam realocar, reajustar e reconciliar continuamente seus recursos disponíveis com as oportunidades percebidas no seu ambiente de operações a fim de aproveitar as brechas nos mercados e neutralizar as ameaças de seus concorrentes. As constantes mudanças e transformações no ambiente de operações produzem uma forte pressão no sentido de ações ágeis e reações rápidas para aproveitar prontamente as novas oportunidades que surgem e para escapar das dificuldades, restrições e limitações impostas pelo ambiente. A estratégia organizacional constitui o primeiro e principal passo para a organização se articular e alcançar essa capacidade de manobra em um cenário cada vez mais complexo e dinâmico.
Estratégia organizacional
A estratégia organizacional representa a mobilização de todos os recursos no âmbito global da organização visando atingir os objetivos situados no longo prazo. Na realidade, a estratégia representa o comportamento global da organização em relação ao se ambiente. Ela representa a resposta organizacional as condições ambientais que envolvem toda a organização. Como se.trata de um comportamento molar e total, a estratégia precisa ser implementada através de táticas organizacionais. A tática é um esquma especifico de emprego de alguns recursos dentro de uma estratégia geral. O desdobramento da estratégia em táticas e planos operacionais permite atender a dois requisitos: o primeiro é a integração de todoa os esforços em um só sistema conjunto de ações simultâneas e coordenadas, sejam estratégicas, táticas e operacionais; o segundo é a filtragem e gradativa decomposição dos objetos estratégicos em uma multiplicidade de objetivos táticos e operacionais que devem ser alcançadoa de maneira integrada.
O antigo conceito militar define estratégia como sendo a aplicação articulada e coesa de forças em larga escala contra algum