Administração em Negócios
Autoria: Juliana Maria de Oliveira Leal Didier, José Ricardo Costa de Mendonça
Resumo
O objetivo deste ensaio é discutir, por meio de uma revisão de literatura, as possíveis relações entre o gerenciamento de impressões e a liderança carismática em empresas de hospitalidade.
Para Leary (1989) discute a função dos processos de gerenciamento de impressões no surgimento e na efetividade dos lideres e defende que, em geral, eles têm reconhecido o papel de sua imagem pública no exercício de liderança. Então, toma-se como pressuposto, que os lideres precisam utilizar estratégias de gerenciamento de impressões, conscientemente ou não, com o objetivo de criar, manter e divulgar imagens que endossem o papel de liderança a ser representado. Embora possam utilizar várias estratégias de GI, as duas estratégias consideradas mais comuns na construção da relação carismática, segundo Gardner e Avolio
(1998), são a exemplificação e a autopromoção. Percebe-se que o estudo do gerenciamento de impressões é bastante apropriado para o estudo da liderança carismática, devido aos pontos de interseção observados entre estes dois temas.
1 INTRODUÇÃO
A liderança é, atualmente, um tema bastante popular por lidar tanto com aspectos do dia-a-dia quanto da prática organizacional, levando também, a um grande interesse por parte de pesquisadores (BERGAMINI, 1997; BRYMAN, 2004). São encontradas publicações sobre liderança tanto em revistas e jornais quanto em publicações científicas nas áreas de gestão, psicologia, sociologia, ciências políticas, administração pública e educação em administração
(YUKL, 1989). No entanto, muitas vezes, a liderança é percebida como uma solução extremamente fácil e até mesmo romanceada sendo tomada como a justificativa para todo tipo de problema que esteja sendo vivenciado na organização (HALL, 2004).
Já as pesquisas sobre