Administração dos recursos materiais (resumo)
1. A importância da administração de materiais.
A administração de materiais tem impacto direto na lucratividade da empresa e na qualidade dos produtos, havendo necessidade de uma gestão, o mais possível, just-in-time, com o objetivo de reduzir estoques e manter o cliente satisfeito.
2. Organização da área de materiais.
As atividades da área de materiais devem ser integradas, sendo que todas as decisões precisam ser concentradas em um único órgão. As principais atribuições da área de materiais são: compra, programação da produção, armazenamento e logística.
3. Análise das necessidades dos clientes.
O processo de reposição do material tem inicio com uma demanda de um cliente. O órgão de planejamento de materiais deve verificar se existe do material e se o material deve ser comprado ou fabricado.
4. Reposição de materiais.
A reposição de materiais é feita pelo órgão de compra da empresa. Os principais passos do processo de compra são a seleção dos fornecedores e a emissão do pedido. A seleção envolve identificar os possíveis fornecedores, agrupar itens a serem supridos pelo mesmo fornecedor, avaliar as condições de qualidade, financeiras e de confiabilidade de entrega de cada fornecedor, e analisar a possibilidade de contratos de abastecimento de médio e longo prazo, procurando estabelecer parcerias.
5. Recebimento de materiais.
O recebimento de materiais tem início quando o material chega nas dependências da empresa. O recebimento, em geral, é realizado pelo órgão de armazenamento.
6. Procedimento para o recebimento de materiais.
No ato do recebimento dos materiais, o órgão encarregado deverá verificar o pedido de compra que originou a entrega e conferir quantidade, preços unitários e totais e outros elementos contábeis e fiscais da nota fiscal que acompanha o material.
7. Divergências no recebimento.
Eventuais divergências entre o pedido de compra e o material recebido necessitam da intervenção do