Administração do turismo
Trabalho de Administração do Turismo
Tema:
Serra Gaúcha
A Serra Gaúcha é o principal acidente geográfico, com altitudes moderadamente altas, de até cerca de 1.300 m.
A região das Serras é constituída pelas cidades de Caxias do Sul, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa,Garibaldi, São Francisco de Paula, Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Farroupilha, Nova Prata, Veranópolis, Bom Jesus, Flores da Cunha e Nova Pádua, dentre outras.
A única região das serras que não sofreu a influência dos imigrantes europeus. Aqui a cultura gaúcha permanece predominante, se assemelhando à região dos pampas. Em cidades como Bom Jesus, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes, fábricas de couro e características gaúchas, como o hábito de tomar chimarrão, são marcantes, completadas pela paisagem, formada pelos cânions de Itaimbenzinho, Fortaleza e Malarca.
Já na região de tradição alemã, também chamada de Região das Hortênsias, engloba cidades como Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Guarda diversos aspectos da de lá. Os primeiros grupos de imigrantes chegaram da Alemanha na primeira metade do século XIX, porém, a colonização efetiva aconteceu na década de 1850, parando nas encostas das serras. Os imigrantes que aqui chegaram, em sua imensa maioria, eram alemães, oriundos da Renânia (Hunsrück), da Pomerânia, Saxônia, Baviera, Prússia e Boêmia.
Ainda hoje existem muitos falantes da língua alemã nas Serras, principalmente nas localidades do interior, embora a maioria hoje em dia fale apenas o português. Além da influência no idioma, os descendentes de alemães preservam as festas e hábitos alimentares, com destaque para o café colonial.
Já nas cidades de Carlos Barbosa, Garibaldi, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha e Caxias do Sul. Começou a ser colonizada em 1875, quando ali chegaram os primeiros imigrantes italianos. Como os alemães colonizaram as terras baixas, os italianos tiveram que subir as serras e