Administração do tempo
Publicado em 8 de Maio de 2014 as 11:14:07 AM Comente
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI - RJ
LIÇÃO Nº 06 - DATA: 11/05/2014
TÍTULO: “O MINISTÉRIO DE APÓSTOLO”
TEXTO ÁUREO - Ef 4.11
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Ef 4.7-16
PASTOR GERALDO CARNEIRO FILHO
I - INTRODUÇÃO:
Correspondente com o sentido ou significado do título ministerial que estudaremos nesta lição, vamos encontrar no Novo Testamento três grupos de apóstolo. Nisto podemos obter a resposta para as questões e divergências quanto à vigência deste dom ministerial em nossos dias.
II - A PALAVRA “APÓSTOLO”:
Apóstolo significa enviado, mensageiro, embaixador, missionário. O título é aplicado a Jesus, como enviado pelo Pai; aos doze discípulos, como enviados pelo Filho; a Paulo, a Barnabé e a outros, como enviados pelo Espírito Santo, através da Igreja.
III - JESUS, O APÓSTOLO ENVIADO PELO PAI:
Hb 3.1 cf Jo 10.36 - Jesus é apresentado como apóstolo enviado pelo Pai e a ninguém encontramos melhor qualificado do que Ele para esse ministério.
Nos evangelhos, encontramos de maneira indubitável as características do Apóstolo Modelo, a saber: sua habilidade, suas qualidades, suas credenciais e sua obra. Vejamos, de forma bem resumida, cada uma delas.
(1) - Sua Habilidade - Apóstolo significa também mensageiro, e não se pode admitir mensageiro sem mensagem. Jesus, como mensageiro, não somente trouxe ao mundo a mensagem do Pai, como também poderia fazer o mais hábil apóstolo. Ele mesmo era o Verbo de Deus (Jo 1.1,14). Sua palavra era repassada de autoridade suprema. Seus ouvintes percebiam que Ele falava com autoridade e não como os escribas do povo. A razão dessa autoridade o próprio Cristo no-la apresenta - Jo 3.34. Podemos receber na capacidade de simples vaso, mas Jesus recebia do Pai, com a capacidade de uma fonte profunda e inesgotável.
(2) - Suas Qualidades - Jesus apresenta a sua espontânea