administração dicionario
A LINGUAGEM DO MUNDO EMPRESARIAL
BENCHMARKING
Processo de comparar práticas organizacionais e tecnológicas com as de outras empresas.
BRAINSTORMING
Processo em que os membros de um grupo geram tantas idéias a respeito de um problema quanto puderem; as críticas são evitadas até que todas as idéias tenham sido propostas.
DOWNSIZING
Eliminação planejada de posições e de cargos
EMPOWERMENT
Processo de repartir poder com os empregados, aumentando desse modo sua confiança em suas habilidades para desempenhar seus cargos e sua crença que de são contribuintes influentes para a organização.
EQÜIDADE
Grau em que os empregados acreditam que estão sendo tratados com justiça.
FRANCHISING
Acordo por meio do qual uma empresa vende direitos limitados de utilização de sua marca a um franqueado em troca do pagamento de uma taxa fixa e de uma parte dos lucros do franqueado.
JUST IN TIME
Sistema que requer sublinhas e componentes para serem fabricados em lotes muito pequenos e entregues ao estágio seguinte do processo produtivo exatamente nas condições necessárias.
LOBBYNG
Estratégia que envolve esforços de políticos profissionais ou de executivos da empresa para estabelecer canais de comunicação com os grupos de regulamentação, legisladores e suas assessorias.
GRAPEVINE
Rede de comunicação informal
FEEDBACK
Promessa de retorno de qualquer assunto pendente.
OUTSOURCING
É o mesmo que terceirização
GRUPO DE STAFF
Grupo restrito formado para assessorar pessoas em processos de decisão. Normalmente são consultores.
CASE
Análise de um caso buscando sua solução, também se diz estudo de caso.
CEO
Iniciais da expressão inglesa Chief Executive Officer, que designa o diretor-presidente de uma empresa ou seu diretor executivo mais importante e com maiores poderes.
CLUSTERS
Termo em inglês que significa blocos ou agrupamentos, utilizado em vários contextos para designar o agrupamento de elementos comuns