Administração: definição e história
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – CCET
Disciplina Administração e organização de empresas1
Professor Walter Nunes
A.
E.
R.
M.
Administração: definição e história3
Palavras chave:
Atividades técnicas, atividades gerenciais, responsabilidade, abordagem clássica e comportamental. Resumo:
Definição da administração:
Administrar é o ato de trabalhar com e por meio de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização de seus membros. Tendo como objetivo de delegar pessoas em um processo obtendo resultados eficazes, planejando, organizando, recrutando e organizando. Essas são algumas das definições dadas para administrar.
Em uma definição mais atual: “administrar é o ato de trabalhar com e através de pessoas para os objetivos tanto da organização quanto de seus membros”. A atividade mais importante de um administrador é provavelmente a de planejar, onde é muito importante estabelecer objetivos para poder montar uma equipe e determinar tarefas. O grupo só poderá avaliar o desempenho depois de estabelecer metas.
Existiram sempre aqueles que praticaram eficazmente a administração e os que deram conselhos. No entanto apenas num passado recente sugiram na literatura analises cientificas da administração. Os primeiros teóricos como Charles Babbage foram perspicazes o suficiente para afirmar que a emergência do mundo industrial iria requerer um estudo sistemático da administração de tarefas e da padronizado do trabalho. Babbage ainda afirmou que o trabalho deveria ser reduzido a tarefas menores e padronizadas. Embora essa ideia tenha sido um dos fundamentos teóricos para a tecnologia da linha de montagem modera na ela foi ignorada por mais de meio século.
O estágio da industrialização emergente era tal que os administradores não viam a necessidade de uma teoria escrita de administração. As habilidades em administração e de liderança não eram vistas como passiveis de se aprender, mas sim como habilidades