Administração de Talentos Humanos e do Capital Intelectual
Podemos definir então que o capital humano deve ser desenvolvido e mantido na empresa, sendo assim, as organizações têm buscado diversas formas de investir na capacitação de seus colaboradores e posteriormente utiliza recursos para reter esses “talentos” dentro da organização.
O capital humano corresponde aos ativos intangíveis de uma organização, são as pessoas que armazenam “conhecimento”, dessa forma devemos valorizar as pessoas, afinal elas são peças chaves no sucesso de uma organização, são elas que fazem a diferença no processo.
A comparação entre o capital humano e o capital intelectual existe, e muitos acabam confundindo a diferença entre os dois termos.
A seguir vamos definir o que é Capital Intelectual:
- Capital Intelectual é formado por: capital humano, capital estrutural e capital dos clientes.
- Capital Humano: são a qualificações, habilidades, conhecimento e a criatividade das pessoas.
- Capital Estrutural: é a parte que pertence a empresa como os bancos de dados e os manuais de procedimentos.
- Capital dos Clientes: o valor da franquia, do relacionamento com os clientes, a lealdade deles à marca da empresa, o quanto ela conhece a necessidades de seus clientes e antecipadamente resolve seus problemas.
A organização deve assumir então, uma visão estratégica com relação ao Capital Intelectual da empresa, o mercado exige que cada vez mais rápido os profissionais conheçam seus clientes e o segmento em que atuam. Antes de definirmos as estratégias da empresa devemos identificar as forças e fraquezas da organização e dos concorrentes, analisar seus produtos e serviços e acima