Administração de sucesso
Teoria Básica da Administração
O objetivo apresentado por esse relatório é mostrar as características básicas que o um bom administrador precisa ter, para que a chance da empresa na qual este trabalha seja bem sucedida, aumente.
Todo administrador visa alcançar a maximização dos lucros obtidos pela empresa e para que isso aconteça, o administrador precisa ter em sua cabeça dois conceitos que o auxiliaram nas tomadas de decisão – a eficiência e a eficácia. Após esses conceitos estarem bem fixados na mente no administrador, este precisa utilizá-los sempre quando desempenhar as funções básicas da administração que são: planejar, organizar, controlar e liderar.
Existem vários níveis de administradores e a cada nível, diferentes habilidades serão necessárias, algumas mais operacionais, características do administrador operacional, os conhecidos supervisores, que estão em contato direto com a equipe operacional, implementando as ações específicos criados pelos administradores táticos, nível situado ao meio da hierarquia organizacional, eles são os responsáveis por traduzir as estratégias criadas pelos administradores estratégicos, levando esse entendimento até os administradores operacionais através de planos de ação. O topo dessa hierarquia, consiste dos administradores estratégicos, os altos executivos que são os responsáveis pelo funcionamento da empresa como um todo, olham a organização de cima, tendo que entender todos os pontos e por causa dessa forma de visão, estão sempre focados no longo prazo, antecipando metas e ações.
Esses três níveis organizacionais apresentam habilidades características marcantes e essas características podem ser técnica que é o conhecimento específico de determinada área da organização e facilidade de criar táticas a partir delas. O conhecimento conceitual é aquele que permite uma visão ampla da organização como um todo, permitindo um interpretação do que se apreende de todos os setores como um todo, para a