Administração de recursos humanos
CONCEITUAÇÃO DE DESENHO DE CARGOS:
Desenho de cargos é o processo de organizar o trabalho através das tarefas que são necessárias para desempenhar um cargo específico;
Desenho de cargos envolve o conteúdo do cargo, as qualificações do ocupante e as recompensas para cada cargo no sentido de atender às necessidades dos empregados e da organização.
MODELO CLÁSSICO OU TRADICIONAL
Aspectos principais do modelo clássico são: A pessoa como apêndice da máquina; Fragmentação do trabalho; Ênfase na eficiência; Permanência.
O modelo clássico foi projetado para: Redução de custos; Padronização das atividades; Apoio à tecnologia.
Desvantagens e limitações do modelo clássico:
Cargos simples e repetitivos tornam-se monótonos e chatos; Desmotivação pelo trabalho; Trabalho individualizado e isolado; Monopólio da chefia; Era da informação.
MODELO CONTINGENCIAL
O modelo contingencial se baseia em cinco dimensões: Variedade; Autonomia; Significado das tarefas; Identidade com a tarefa; Retroação.
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS
Descrição de cargos é uma definição escrita do que o ocupante do cargo faz, como ele faz e por que ele faz.
Descrição de cargos é um documento escrito que identifica, descreve e define um cargo em termos de deveres, responsabilidades, condições de trabalho e especificações.
Descrição de cargos é uma definição escrita do que o ocupante do cargo faz, como ele faz e em que condições o cargo é desempenhado.
Análise de cargos é uma informação a respeito do que o ocupante do cargo faz e os conhecimentos, habilidades e capacidades que ele precisa ter para desempenhar o cargo adequadamente.
Análise de cargos é um processo sistemático de coletar informação para tomar decisões a respeito de cargos. A análise de cargos identifica as tarefas, deveres e responsabilidades de um cargo particular.
Análise de cargos é o procedimento que determina os requisitos, deveres e responsabilidades de um