Administração de recursos humanos
A administração de recursos humanos nas organizações:
As pessoas são um elemento essencial à existencia das organizações; para alguns autores, são a sua principal fonte de vantagens competitiva.
É a área responsável pela concepção e gestão de sistemas formais que garantem a utilização eficaz e eficiente do talento humano na realização dos objetivos organizacionais (ARH). Ela possui três objetivos centrais: • Identificar e atrair recursos humanos qualificados e competentes • Adaptar os trabalhadores à organizações e desenvolver todo o seu pontencial • Manter os trabalhadores comprometidos e satisfeitos com a organização
Cada vez mais, os conceitos e teorias da ARH são importantes para todos os gerentes e se fazem presente em todas as áreas de uma organização, tenha esta ou não um departamento formal de recursos humanos.
Uma visão histórica da administração de recursos humanos
A ARH surgiu no início do século xx no contexto da revolução industrial, para mediar e reduzir conflitos entre as pessoas e as organizações, predominantemente associada à resolução de conflitos e às questões trabalhistas.
Com a globalização da economia, houve o aumento de competitividade no mundo dos negócios e as empresas perceberam a importância dos recursos humanos dentro das organizações, elevando a consciência de que a participação e o envolvimento das pessoas com os objetivos organizacionais representam um diferencial competitivo estratégico.
Durante muito tempo, a ARH foi considerada uma área pouco nobre da administração, mas essa visão mudou ao longo dos anos.
Foram criados departamentos de recursos humanos nas empresas, que afastam-se das tradicionais atividades administrativas desempenhadas pelos departamentos de pessoal, assumindo um papel central nas opções de natureza estratégica.
A importância da administração de recursos humanos
“As pessoas são nosso principal patrimônio”
Diversas pesquisas têm