Administração de produção
Em uma empresa, a área de produção é responsável por desenvolver produtos ou serviços a partir de insumos materiais, informações, consumidores através de um sistema lógico criado para realizar essa transformação. Simplificar o conceito de administração da produção dizem que se trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços para que assim atentar o mercado.
Um modelo de transformação é composto por input, processo de transformação e output. Os inputs são os recursos de entrada geralmente classificados recursos a serem transformados e recursos de transformação. Os recursos a serem transformados são materiais, informações e consumidores. Os recursos de transformação são compostos por instalações (prédios, equipamentos, tecnologia) e funcionários (pessoas que operam as instalações).
Em uma organização o sistema de produções pode agir em macro operações ou em micro operações. O macro operação se refere à produção principal de uma empresa, enquanto o micro operações se refere às produções menores que alimentam e sustentam a macro operação. Por exemplo, uma empresa de propaganda tem seu macro operação a campanha de divulgação de uma empresa específica que depende de micro operações como a criação do texto, o trabalho das imagens para veiculação da propaganda, a produção da mídia escolhida para a campanha.
Pode-se definir a produção em três termos: função produção, gerentes de produção e administração da produção. A função produção se encarrega de reunir os recursos para a produção de bens e serviços. Os gerentes de produção se encarregam de controlar os recursos envolvidos pela função produção. Administração da produção é a ferramenta do gerente de produção para gerir a função produção de maneira eficiente.
O gerente de produção pode assumir duas posições em uma empresa: linha de frente ou retaguarda. Os gerentes linha de frente possuem um contato maior com os consumidores por isso atuam no processamento do