administração de produção
De uma forma geral, a Administração da produção e Operações diz respeito àquelas atividades orientadas para produção de um bem físico ou à prestação de serviço. Neste sentido, a palavra “produção” liga-se mais de perto às atividade industriais, enquanto a palavra “operações se refere às atividades desenvolvidas em empresas de serviços”. (MOREIRA, pg.1, 2008)
A produção e a atividade de transformar de uma matéria-prima em um produto acabado de maior utilidade e valor agregado, no início da história humana, os homens das cavernas já faziam está produção só que era para consumo próprio, não havia comercio nem mesmo por meio de trocas. Como algumas pessoas por natureza tinham certa facilidade para produzir um tipo de objeto artesanal, começou a existir a procura pelo seu trabalho, que se tornava mais personalizada, e como a procura foi aumentando ele teve que treinar e contratar outras pessoas que ficavam com o serviço mais grosseiro. Assim, surgiu a produção organizada.
Com a revolução industrial a produção artesanal foi perdendo seu espaço, onde a força das maquinas foram substituindo as forças humanas. Os artesões que trabalhavam e suas oficinas foram obrigados trabalhar nas primeiras fabrica. Com este novo sistema trouxe algumas exigências como padronização dos produtos e processos, o treinamento de mão de obra, o desenvolvimento dos gerentes e supervisores, criação de técnicas de planejamento de controles financeiros, produção e vendas. No fim do século XIX, surgiram nos Estados Unidos os trabalhos de Frederick W. Taylor, considerado o pai da Administração Científica. Com os trabalhos dele, surge a sistematização do conceito de produtividade, isto é, a procura incessante por melhores métodos de trabalho e processos de produção, com o objetivo de se obter melhoria da produtividade com o menor custo possível. (MARTINS, LAUGENI,