Administração de produção
A administração da produção trata da maneira pela qual as organizações produzem bens ou serviços. Tudo o que vestimos, comemos, sentamos, usamos, lemos, chega até nós graças ao gerente de produção. O tratamento que recebemos no hospital, o atendimento na loja, as aulas na universidade, também foram produzidos. Os bancos, as escolas, lanchonetes, locadoras, etc são “fabricantes de serviços”.
1- Administração Eficaz da produção
Agora é o momento de se estabelecerem algumas definições:
+ Função produção: reunião dos recursos destinados à produção de bens ou serviços.
+ Gerentes de produção: funcionários que exercem a responsabilidade em administrar os recursos envolvidos na função produção. Outros nomes: gerentes de tráfego, gerente de loja, gerente administrativo.
+ Administração da produção: Atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção.
Se a função produção for eficaz, deve usar eficientemente seus recursos e produzir bens e serviços para satisfazer seus consumidores. Se assim for, proporcionará à organização os meios de sobrevivência a longo prazo pois, dá a ela uma vantagem competitiva sobre os seus rivais.
Ex. Restaurante
Objetivo: Atender de forma rápida e padronizada às necessidades alimentares dos clientes. Além de produzir os alimentos, deve-se prever a demanda, elaborar uma seqüência viável de fabricação, planejar e acompanhar os estoques de alimentos, dimensionar a necessidade de máquinas e mão-de-obra, manutenção de equipamentos, planejamento e inspeção da qualidade, organização do ambiente, segurança física dos bens e instalações, etc – função produção.
2 – Produção na Organização
A função produção é central para a organização porque produz os bens e serviços que são a razão de sua existência, mas não é a única nem, necessariamente, a mais importante. Embora todas as outras funções tenham sua parte a executar nas atividades da organização, são ligadas com a função produção, por objetivos