administração de operações II
1 - Quais os argumentos existentes para inicio de um projeto de implantação de troca rápida de ferramenta.
O convencimento da alta gerência pode ser promovido pela visualização da necessidade de mudança e dos possíveis resultados de melhoria. Tais argumentos permitem obter o comprometimento dessa classe diante da introdução de um novo processo; no caso, uma metodologia para a TRF.
No contexto da TRF, para o comprometimento da alta gerência é necessário o conhecimento dos seguintes aspectos: 1. estratégias e técnicas para a troca rápida de ferramentas; e
2. noção dos resultados que possam vir a ser alcançados.
A necessidade de mudança, seja imposta pela alteração das características de mercado seja pela visualização das melhorias que podem ser alcançadas, é favorável à solidificação da posição da empresa em seu mercado alvo. Esses dois argumentos são suficientes para o início de um projeto de implantação da TRF.
2 - Quanto ao aspecto estratégia, quais são os ganhos possíveis no takt time.
1. quando o custo de setup é alto, os lotes de fabricação tendem a ser grandes, aumentando o investimento em estoques; 2. as técnicas mais rápidas e simples de troca de ferramentas diminuem a possibilidade de erros na regulagem dos equipamentos; e 3. a redução do tempo de setup resultará em aumento do tempo de operação do equipamento.
3 - Através do CEP (Controle Estatistico de Processo), pode-se controlar os processos, explique por quais motivos é realizada esta função?
Com a aplicação do controle estatístico do processo, é possivel visualizar a variabilidade atual do processo e tomar ações para reduzi-la, aumentando a qualidade, aumentando a produtividade devido á redução de custos do processo.
4 - Explique cada um destes itens em um processo produtivo?
Tambor - O tambor é quem determina o ritmo para a produção;
Pulmão - o pulmão é um mecanismo de tempo que é usado para evitar os gargalos da incerteza; Corda - a corda é o mecanismo de