Administração de negócios
O estabelecimento de novos programas, convênios e acordo internacionais foram firmados no decorrer de 2010 entre a Universidade do Estado do Amazonas e instituições de ensino superior dos Estados Unidos, França, Bélgica, Espanha, Itália, Portugal e República Tcheca.
Essas foram as principais atividades da Assessoria de Relações Internacionais na Universidade do Estado do Amazonas, em 2010, que tem a finalidade de institucionalizar os Convênios e Acordos diversos com Universidades e Organismos Internacionais, com objetivo de fomentar ações de cooperação com universidades, para aprimorar e enriquecer a qualificação de alunos, professores e gestores. A assessoria também foi responsável pelo acompanhamento e análise de processos de acordos internacionais, atendendo também aos alunos de intercâmbio do Programa de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica (PIMA), coordenado pela Universidade Pablo de Olavide, de Sevilha/Espanha, bem como pela preparação dos bolsistas da UEA e a recepção dos europeus, docentes e discentes do Consórcio Emundus15. A UEA recebeu alunos de intercambio da Alemanha, e enviou alunos para universidades de Portugal, Colômbia e Bolívia.
Consórcio Emundus15
Em fevereiro a UEA participou de reunião organizada pelos coordenadores do Consórcio Emundus15, em Santiago de Compostela/Espanha, que foi importante para esclarecimentos e conhecimento da realidade de cada instituição. Nesta ocasião foi colocada a necessidade da UEA em formar e qualificar os discentes e docentes.
Uma das realizações importantes da assessoria de Relações Internacionais foi a entrada da UEA como associada no Consórcio EMUNDUS-15, com vigência a partir de abril de 2010. Constituído por nove universidades européias, onze brasileiras, e pelos associados:
Grupo Compostela de Universidades, Portal Universia S.A. e o Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais – FAUBAI. O consórcio é