Administração de materias
4094 palavras
17 páginas
Introdução Na atualidade, a grande quantidade de organizações existentes, cria um acirrado e cada dia mais competitivo mercado. O ganho ou perda de mais um cliente, se faz nos menores detalhes. Essa variável, caminha juntamente com o crescimento e a participação que essas mesmas organizações pleiteiam. Para tanto, mais do que se diferenciar na prestação de um bom serviço ou produto, a otimização dos processos internos em cada etapa, faz com que a empresa crie maior vantagem competitiva ao passo que melhorará a qualidade do que oferece, ou até mesmo conseguirá ter por onde reduzir seus custos fazendo tal economia chegar ao consumidor final. Nesse contexto, a administração de materiais é de suma importância para todas essas organizações. Nesse trabalho, será exposto a importância dessa área numa instituição, bem como seus principais métodos de aplicação. Haverá, ainda, uma análise da empresa Arcor Brasil, no que tange o tema desse trabalho, onde após essa, será apresentado um relatório sobre os tópicos de maior relevância desse estudo. Por fim, o trabalho também contemplará uma explanação dos principais maquinários pertencentes e fundamentais para o trabalho no setor de movimentação e armazenagem.
Administração de materiais
A função principal do planejamento de necessidades de material (MRP) é assegurar a disponibilidade de material, isto é, suprir ou produzir as quantidades necessárias com antecedência, tanto para utilização interna, como para vendas e distribuição. Esse processo envolve a monitorizarão de estoques e, especialmente, a criação automática de propostas de pedidos para compras e produção.
O MRP é um sistema computadorizado de controle de inventário e produção que assiste a otimização da gestão de forma a minimizar os custos, mas mantendo os níveis de material adequado e necessários para os processos produtivos da empresa. Este sistema possibilita as empresas calcularem os materiais dos diversos tipos que são necessários e em