Administração de materias
A atividade de material existe desde a mais remota época, através das trocas de caças e de utensílios até chegarmos aos tempos atuais.
A Revolução Industrial, ocorrida em meados dos séc. XVIII e XIX, acirrou a concorrência de mercado e sofisticou as operações de comercialização dos produtos, fazendo com que “compras” e “estoques” ganhassem maior importância.
A constante evolução fabril, o consumo, as exigências dos consumidores, o mercado concorrente e novas tecnologias deram novo impulso à Administração de Materiais, fazendo com que a mesma fosse vista como uma arte e uma ciência das mais importantes para o alcance dos objetivos de uma organização.
As duas grandes guerras mundiais demonstraram a real necessidade de administrar os estoques e materiais bélicos de suprimento. Em todos os embates ficou comprovado que o fator abastecimento ou suprimento se constituiu em elemento de vital importância e que determinou o sucesso ou o insucesso dos empreendimentos.
Recursos das empresas
A ciência da administração apóia-se no seguinte tripé:
Finanças = mola propulsora .
Material = condição para o processo produtivo.
Pessoal = aciona o processo produtivo.
Recursos das empresas
Fatores de produção: Recursos(materiais e matérias-primas); Capital(dinheiro necessário );
Trabalho (constituído pela mão-de-obra); Integrados por um quarto fator denominado empresa. Todo processo produtivo se fundamenta na conjunção desses quatro fatores de produção
Recursos das empresas
Conceito de administração
Uma Entidade Social de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum, estabelecido pela a empresa. Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo.
As funções do gestor foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar
Conceito de materiais
Materiais –