Administração de materias
Planejamento das necessidades de matérias é um sistema utilizado para evitar falta de peças que estabelece um plano de prioridades que define e mostra todos os componentes necessários em cada processo de fabricação, baseando-se nos tempos de operações e nós lead times, calcula os prazos para se utiliza cada um deles. O processo de utilização do MRP basea-se em dois objetivos básicos são:
* Determinar as exigências especificadas no plano mestre de produção para ter os matérias certos nas quantidades certas e disponíveis no momento certo para atender a demanda do mercado;
* Com base no lead time, calcular os períodos em que cada componente deve estar disponível, determinando o que ,quando ,quanto e o momento de receber os materiais.
Manter as prioridades reconhecendo todas as variáveis que ocorrem constantemente no mercado, com fornecedores e clientes.
O MRP, com base na lista de matérias obtida da folha de operação do produto ou conjunto e com dados da quantidade vendida, calcula as necessidades dos matérias requeridos para produzir o pedido verificando a disponibilidade de cada item em estoque .
Quando na falta de material, parcial ou total ele emite a requisição de compra dos itens que faltam se o item é fabricado internamente o MRP emite uma ordem de fabricação do item.
Os elementos de grande importância para que o MRP passa funcionar eficazmente são:
- Programa mestre de produção
- Folha de operação
- Codificação dos matérias
- Controle de estoque
- Lista de matérias
Programa mestre de produção: é o programa de produção a ser cumprido,com quantidades e prazos exigidos pelo cliente .Envolve programação das maquinas e equipamentos e as necessidades de mão de