Administração de materiais
O Estudo de Administração de Materiais visa estabelecer a padronização, identificação, a codificação, o cadastramento e a catalogação de todos os materiais da empresa, atuando, portanto, como uma função destinada ao apoio das demais atividades de suprimento. A Padronização tem por finalidade eliminar variedades desnecessárias de itens em estoque, excluindo desta forma os desperdícios e as sobras "A padronização é conhecida pelos compradores como a melhor base para a eficiência das compras, pois tende a obter para todas as necessidades similares o artigo que a necessidade indica ser o melhor" "Uma especificação perfeita de cada material pode dar origem a uma boa padronização" EX: Em qualquer organização, quer seja ela industrial, comercial ou prestadora de serviço, o desperdício de papel é sempre notável .
VANTAGENS DA PADRONIZAÇÃO: Simplificação dos trabalhos de conferência, inspeção, fiscalização, contabilidade e outros. Também, ocorre uma redução no número de compras e nas compras emergenciais. Um item perfeitamente padronizado tem pouca probabilidade de se tornar obsoleto; um estoque não mais necessário a um departamento poderá ser transferido para outro.
IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAL
A identificação é o primeiro passo e o mais importante para a classificação do material. Consiste na análise e no registro dos principais dados individualizadores que caracterizam e individualizam um item em relação ao universo de outros materiais existentes na empresa. Os elementos básicos necessários à especificação e, conseqüentemente, à individualização de um item, compreendem basicamente as seguintes informações, sem, entretanto, a estas se limitar: -medidas
-voltagem, amperagem, etc.
-tipo de acabamento
-material empregado na fabricação
-normas técnicas
-especificação da embalagem
-forma de acondicionamento
-número e/ou nome do catálogo ou lista de peças
-cor
-nome do fabricante
-referências comerciais,