Administração de Marketing
KOTLER, Philip KELLER, Kevin Lane
Identificação de segmentos de mercado:
Um mercado – alvo em rápido crescimento: consumidores maduros que vivem ativamente e tomam suas decisões de compra com base não na idade, mas no estilo de vida.
Os mercados não são homogêneos. Uma empresa não pode atender a todos os clientes em mercados amplos ou diversificados. Os consumidores diferem entre si em muitos aspectos e, em geral, podem ser agrupados segundo uma ou mais características.
A empresa precisa identificar os segmentos de mercado a que poderá atender com eficácia. Essas decisões requerem um profundo entendimento do comportamento do consumidor e uma cuidadosa análise estratégica.
Às vezes, equivocadamente, os profissionais perseguem o mesmo segmento de mercado em que várias empresas já atuam, negligenciando outros segmentos potencialmente mais lucrativos.
Níveis de segmentação de mercado:
O ponto de partida de qualquer discussão sobre segmentação é o marketing de massa. No marketing de massa, o vendedor se dedica à produção, distribuição e promoção em massa de um produto para todos os compradores. Henry Ford sintetizou essa estratégia de marketing quando lançou o Ford-T “em qualquer cor, desde preto”. A Coca-Cola também utilizou o marketing de massa quando vendia o refrigerante apenas em garrafas de 200 ml.
O argumento do marketing de massa é que ele cria um mercado potencial maior, o que gera custos mais baixos – que por sua vez levam a preços mais baixos ou a margens mais altas. No entanto, muitos ressaltam que está havendo uma fragmentação crescente no mercado, o que dificulta o marketing de massa. A proliferação de meios de propaganda e canais de distribuição está tornando difícil e caro atingir um publico em massa. Para alguns, essa abordagem está com os dias contados. De fato, muitas empresas estão se voltando para o micromarketing em um destes quatro níveis: segmento, nicho, local e individual.