Administração de Informações Gerenciais
Aconteceu com a Administração Científica a primeira tentativa de estabelecer de uma forma racional cargos e tarefas. Taylor foi o pioneiro, elogiado por uns e criticado por outros.
A tarefa é a atividade realizada por uma pessoa dentro da organização, constituída da menor unidade dentro da divisão de trabalho. O cargo seria o conjunto de todas as tarefas.
Ao desenhar um cargo as vantagens são: admissão de empregados qualificados, salários menores, redução dos custos de produção e de treinamento, menor quantidade de erros durante a execução, maior facilidade para supervisionar e o mais importante: aumento da eficiência do operário, gerando assim uma maior produtividade.
De acordo com os conceitos de Fayol a divisão do trabalho é a base da organização, ela conduz à especialização e à diferenciação das tarefas. Empresas com maior divisão do trabalho são mais eficientes do que as com pouca.
Para a Teoria Clássica a divisão do trabalho pode ter duas direções, a divisão vertical do trabalho que se refere aos níveis de autoridade e responsabilidade através da escala hierárquica de Fayol, definindo os escalões da organização que possui diferentes níveis de autoridade, e a divisão horizontal do trabalho, que diz sobre a variedade de atividades da empresa, em que cada departamento fica responsável por uma função específica.
Há algum tempo atrás a maioria das empreses possuíam um setor denominado “Organização e Métodos” onde a prioridade era documentar, criticar e padronizar os métodos de trabalho utilizados pela empresa, hoje em dia pouco vimos em empresas jovens, lembrando sempre que esse setor teve certa resistência para ser implanta nas empresas, mas nunca deixando de ser importante.
Os processos organizacionais,