Administração de equipes
Introdução
O Ser humano não nasceu para viver sozinho, o coletivo interfere desde nossa vida pessoal atingindo ao nível organizacional, não existiríamos sozinhos, sem o trabalho em equipe não poderíamos realizar o que hoje faz parte de nosso cotidiano, tal como assistir um programa de televisão, ir a escola, ao trabalho e tudo mais que fazemos corriqueiramente e sequer nos damos conta que se não existisse a outra parte nada disto seria possível.
Dentro das organizações estes conjuntos ou equipes se fazem necessários e o coletivo compõe todo o ambiente organizacional, permitindo assim o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos isoladamente. A popularidade das equipes está em alta, as evidências sugerem que elas são capazes de melhorar o desempenho dos indivíduos quando a tarefa requer múltiplas habilidades, julgamentos e experiências.
Quando as organizações se reestruturaram para competir de modo mais eficiente e eficaz, escolheram as equipes como forma de utilizar melhor os talentos dos seus funcionários.
As empresas descobriram que as equipes são mais flexíveis e reagem melhor às mudanças do que os departamentos tradicionais ou outras formas de agrupamentos permanentes. As equipes têm capacidade para se estruturar, iniciar seu trabalho, redefinir seu foco e se dissolver rapidamente. Outras características importantes é que as equipes são uma forma eficaz de facilitar a participação dos trabalhadores nos processos decisórios e aumentar a motivação dos funcionários
Diferença entre Grupo e Equipe
Grupo e equipe não é a mesma coisa. Grupo é definido como dois ou mais indivíduos, em interação e interdependência, que se juntam para atingir um objetivo. Um grupo de trabalho é aquele que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na sua área de responsabilidade.
Os grupos de trabalho não têm necessidade nem oportunidade de se engajar