Administração de empresas
1.1 Pesquisa Básica e Aplicada de Marketing
Uma pesquisa tanto pode surgir de algum interesse prático, quanto intelectual ou científico. A pesquisa básica (ou pura) é um tipo de estudo sistemático (ordenado, baseado em metodologia) que tem como primeira motivação à compreensão, isto é, busca estudar uma curiosidade intelectual, tentar entender determinada coisa é o principal objetivo.
Exemplos de pesquisa básicas: - Quais são as práticas de Marketing no lançamento de novos produtos na indústria brasileira de computadores? - Qual estágio em que se encontram empresas brasileiras de bens de consumo na prática do marketing social?
Então a pesquisa básica é para compreensão de determinado assunto, servindo de esclarecimentos, para saber por onde começar e agir, seu principal desenvolvimento está nos ambientes acadêmicos: professores, pesquisadores, alunos e estudiosos, pois serve para ampliar e aprofundar conhecimentos de marketing.
Já a pesquisa aplicada de marketing, é um tipo de estudo motivado para resolução de problemas concretos. Investiga diretamente as indagações que estão envolvidas na formulação da política de planejamento de determinada coisa, ela reside na clareza dos seus objetivos.
Exemplos de pesquisa aplicada de marketing: - Por que as vendas da linha de soja estão caindo? - Por que o produto de nosso principal concorrente está tendo maior preferência dos consumidores das classes A/B em relação ao nosso? - Por que estamos perdendo participação de mercado no grande Rio na linha de refrigerantes dietéticos?
As pesquisas aplicadas são predominantemente desenvolvidas na área empresarial, por profissionais de pesquisa com diferentes formações, servindo para ganhar conhecimentos para ajudar na solução de problemas práticos, específicos do marketing.
1.2 Definição de Pesquisa de Marketing
É a