Administração de empresas
Independente disso, o empresário deverá conhecer um pouco de matemática financeira ou conversar com um contador para definir o planejamento. Caso contrário, o seu negócio não passará de um ano. É preciso saber gerir a parte financeira e ter alguém apto para isso.
No planejamento financeiro do plano de negócio, aborda-se sobre o investimento total do empreendimento (capital de giro, demonstrativos, indicadores, investimentos, estimativas, custos, etc.). Investimentos Fixos Detalhadamente, é preciso definir os investimentos fixos, que são todos os bens a serem comprados para a abertura da empresa. Faça um quadro e liste as máquinas, os equipamentos, os móveis, os utensílios, as ferramentas e os veículos. Especifique o valor, a quantidade e o total que você terá que ter para investir neles. Ex.:
Máquina e equipamentos descrição qtd Preço unitário Total mesa inox para restaurante 5 x 5.000 25.000
Existem três coisas que facilitam na hora da análise dos investimentos fixos: terceirização de produtos ou serviços, aluguel ao invés de construção ou compra, opções de compra.
Capital de Giro Depois, faça o cálculo do capital de giro. Ele é o montante de recursos (matéria prima, mercadorias, financiamentos das vendas e pagamento das despesas) necessário para o funcionamento da empresa.
Para isso, você precisará definir o estoque inicial (materiais utilizados na fabricação dos produtos ou mercadorias vendidas). Pesquise fornecedores, veja os melhores preços e formas de pagamento, controle o estoque e veja os produtos que mais saem, utilizando o First in First Out, FIFO, o primeiro que entra é o primeiro que sai,