Administração de Empresas
Proporcionar aos colaboradores motivação. (reconhecimento, desafio profissional e plano de carreira);
Desenvolver um programa de treinamento e desenvolvimento. (focado em resultados, autodesenvolvimento aliado à missão da empresa);
Assegurar à empresa uma vantagem competitiva: (colaboradores = agentes de mudança);
Manter a qualidade de vida dos colaboradores: (liberdade de atuação, adequação das horas, confiança nos funcionários,…).
Gerenciamento das mudanças (flexibilidade e adaptação);
Política ética e de abertura: (preocupar-se com a empresa e com os funcionários);
Desenvolver lideranças: (identificar talentos e preparar sucessores).
Gestão de Pessoas por Idalberto Chiavenato
A gestão de pessoas, assim como recursos humanos, fazem parte da área de administração, e uma das obras mais conhecida é “Gestão de Pessoas” de Idalberto Chiavenato. Chiavenato é um autor brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humanos, seus livros são utilizados por administradores de todo Brasil, além de países da América Latina, e na Europa, como Portugal e Espanha. Chiavenato possui várias obras que versam sobre o tema gestão de pessoas, como “Gerenciando as Pessoas”, “Administração de Recursos Humanos”, “Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos” e outros.
Gestão de Pessoas nas organizações
O capital humano tem sido cada vez mais valorizado pelas organizações, pois elas entenderam que devem oferecer o suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. Se as pessoas dentro das organizações tiverem oportunidade de progressão, elas vão poder dar o melhor delas, originando resultados positivos para a empresa em questão.
Uma boa gestão dos elementos de uma organização causa um crescimento contínuo, onde todos contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia.
Gestão de Pessoas no