Administração de Empresas
Direção de classe é a organização das situações de ensino-aprendizagem, visando ajudar o aluno no processo de construção do conhecimento. O conhecimento deve ser coletivamente construído pelos alunos e pelo professor, sob a orientação deste último. Nessa perspectiva, a direção de classe é necessária sim e muito.
A educação é um processo diretivo por natureza, pois sempre visa alcançar certos objetivos. Por isso, cabe ao professor usar seu bom senso para saber quando será mais ou menos diretivo.
Ao aprender, o aluno esta construindo seu conhecimento. Nesse processo alguns momentos são de descoberta, outros de generalidade e transferência do que foi aprendido, e outros, ainda, de estruturação e sistematização.
Em nível do relacionamento psicossocial entende-se uma revisão das formas de direção do trabalho escolar incluindo questões como autoridade, estrutura organizacional e participação. Para isso, é preciso sim, dar aulas fazer planos, controlar a disciplina, manejar a classe, dominar o conteúdo e algo a mais.
Todos é educadores e educando, ao mesmo tempo. Ensinamos e somos ensinados, numa interação continua, em todos os instantes de nossas vidas. Portanto a direção de classe é necessária, como forma de organizar e proporcionar atividades de ensino aprendizagem, visando pela consecução de objetivos.
Planejar aulas;
Selecionar e estruturar os conteúdos;
Prever e utilizar adequadamente recursos incentivadores e materiais audiovisuais;
Organizar atividades individuais e grupais interessantes e bem dosadas, que auxiliam o aluno na construção do conhecimento;
Avaliar continuamente os progressos realizados pelos alunos, mostrando os avanços e dificuldades, e como podem aperfeiçoar o seu conhecimento.
Procure, também, salientar os comportamentos adequados do ponto de vista do convívio grupal, porque os elogios e a valorização do comportamento desejado ajudam mais a motivar o aluno do que criticas e punições. Não repreenda publicamente um