Administração de empresas
São muitas as definições sobre a utilização do marketing digital, porém, pretendemos aqui evidenciar apenas algumas a fim de darmos um panorama sobre o tema.
Segundo Fascioni (2007), temos a definição de marketing digital com uma maneira de se fazer marketing através de ações de comunicação que as empresas utilizam com recursos digitais, podendo ser representados via Internet. Sempre lembrando que o conceito de marketing é muito mais amplo que marketing digital, ou do comercial e da propaganda, que é representado como marketing digital para algumas empresas.
Segundo Sheth (2002,p.14-15), o marketing como função corporativa objetiva a satisfação do cliente, a internet propiciou uma visão radical de como a missão básica do marketing é realizada.
O marketing digital, que antes da massificação era visto com desdém por algumas agências de publicidade, ganha a cada dia mais espaço na hora de definir o mix de marketing de uma empresa.
Basicamente, marketing digital é divulgar um produto na internet. Existem várias formas de fazer [o marketing digital], como banners em web sites, adwords, participar e interagir com o público em redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter e etc.
O Google tem uma grande participação nesse mercado, pois, a sua fórmula de adwords – links patrocinados – geram bons resultados para as empresas, porque os anúncios só aparecem para pessoas que estão procurando informações sobre o mesmo produto. Ex: Um jovem ao procurar informações sobre uma guitarra no Google digita a palavra “guitarra”. No resultado da busca, irá aparecer o link patrocinado de uma loja de música que escolheu entre as suas palavras relevantes a palavra “guitarra”, aumentando assim a possibilidade de vendas. O anúncio só será cobrado da loja se o jovem clicar no link patrocinado e for direcionado para o site da loja.
Ainda há outros tipos de marketing digital, como a criação de hot sites e blogs para interagir com os seus consumidores. Banners mais