Administração de cargos e salários
Depois de muita leitura sobre fatores motivacionais, e levando em conta nosso próprio ponto de vista, acreditamos sim que o salário seja um fator que motiva que impulsiona as pessoas a lutarem e se moverem para conquistar bons salários, pois como diz o texto ele é um meio e não um fim. Um meio pelo qual podemos conquistar várias coisas, que possam, nos satisfazer como pessoas. Com um bom salário podemos satisfazer nossas necessidades pessoais em qualquer aspecto de nossas vidas. Temos condições de ter acesso a uma Assistência Médica, Alimentação, Transporte, Lazer e etc. Podemos comparar nossa vida como um veículo, assim como ele precisa de combustível para se manter em movimento, nossa vida também precisa de motivação, de impulsos que nos faça movimentar. O dinheiro não é fator de motivação quando analisado isoladamente, mas quando se pensa em ter algo ou adquirir algo, logo se subentende o fato de que sem dinheiro você não irá conseguir, só não podemos deixar que esse desejo se torne uma obsessão, mas sim uma luta constante e saudável que nos leve a uma futura realização.
O salário sozinho serve como motivação no trabalho?
A motivação é aquilo que move o ser humano, ou seja, o faz agir de uma maneira ou de outra e tomar determinadas posturas. Quando uma mulher recebe rosas do marido por um determinado agrado, não é motivada a agradecer com mais carinho? Quando os filhos ganham um dinheiro extra de mesada dos pais pelo bom comportamento, não passam a obedecer mais?
Se aplicarmos essa regra de motivação no ambiente de trabalho, podemos considerar o salário como fator motivador? Afinal, ele conduz as pessoas a tomarem decisões em suas carreiras ou não? Essa é uma discussão que a psicologia tenta explicar!
Conforme as teorias motivacionais existem duas de extrema importância para que o funcionário permaneça motivado dentro da empresa: A Hierarquia das