Administração de cargos e salarios
MOD I
1. O conceito salarial
Atualmente vivemos e trabalhamos em organizações que são estruturadas de pessoas, por pessoas e para pessoas. O ser humano é o elemento primordial no processo de crescimento organizacional.
Nesse primeiro módulo abordaremos o conceito salarial, como ele é encarado pelo ser humano, quais os tipos de salário, a função agregada que o salário possui para os colaboradores e qual a visão do salário para as organizações.
As empresas têm o objetivo precípuo de gerar riqueza, essa riqueza é repassada para os seus diversos parceiros, tais como:
* Fornecedores: que oferecem a matéria-prima, a mercadoria, os serviços; * Investidores: que viabilizam a entrada de recursos financeiros na organização; * Proprietários: que contribuem com a criação de novos empregos; * Colaboradores: que contribuem com suas competências e habilidades para o bom andamento dos fluxos e processos na empresa, * Clientes: que contribuem com as suas críticas e sugestões para o crescimento dos negócios. * Enfim, todos que direta ou indiretamente interferem no desempenho organizacional.
Segundo afirma Chiavenato (2006, p.294) “o parceiro mais próximo da organização é o empregado, pois boa parte da riqueza gerada pela organização passa aos empregados sob forma de salários, benefícios sociais e demais encargos deles decorrentes”.
Devemos compreender que o colaborador possui os seus objetivos individuais como: melhores salários, melhores benefícios, segurança no trabalho, oportunidades de crescimento, liberdade para trabalhar, satisfação no trabalho, liderança liberal, orgulho da organização, consideração e respeito, estabilidade no emprego, dentre outros, e que a organização possui os seus objetivos organizacionais, tais como: qualidade no seu produto/serviço fidelidade do cliente, desempenho, crescimento sustentado, sobrevivência, novos mercados e clientes, redução de custos, lucratividade, imagem no