Administração da Produção
Goiânia
2014
Administração da Produção
Trabalho apresentado a Faculdade
Sul Americana do curso de
Administração de Empresas, sob orientação do prof. Wesley Vieira Borges para obtenção de nota para a N1.
Goiânia
2014
INTRODUÇÃO
Se qualquer departamento de produção deseja entender sua contribuição para a organização que faz parte, deve responder a duas questões.
• A primeira é sobre o papel da função produção, isto é, que papel se espera que ela desempenhe dentro da empresa?
• Segundos quais objetivos de desempenho específicos utilizados pela empresa para avaliar a contribuição da produção em suas aspirações estratégicas?
Ambos os assuntos são de importância vital a qualquer operação. Sem a apreciação de seu papel dentro da empresa, as pessoas que dirigem a produção nunca podem estar seguras de que, realmente estão contribuindo para o sucesso da empresa em longo prazo.
Em nível mais prático, é impossível saber se uma operação é bem sucedida ou não, se os objetivos de desempenho específicos em relação aos quais seu sucesso é mensurado não estão claramente explicitados.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
A administração da produção existe desde sempre quando nossos antepassados poliam pedra em busca de um utensílio mais eficaz. Nesta época não existia o comercio, os utensílios serviam apenas para quem os produzia. Em seguida surge a primeira forma de produção organizada por meio dos artesãos, que com maiores demandas começa a contratar ajudantes e a estabelecer prazos de entrega e classificar prioridades. Com o surgimento da revolução industrial a produção artesanal entra em decadência. Com a descoberta da maquina, em 1764 começa se a substituição das pessoas pelas maquinas, surgindo as primeiras fabricas.
Tempos depois nestas fabricas surge a administração da produção que pode ser definida como a área da empresa capaz de produzir bens ou serviços por meio das melhores decisões e