ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Dependendo do tamanho da organização, a Administração Financeira pode ser gerida pelo Departamento Contábil, em casa de empresas pequenas. Com a evolução das mesmas ou em empresas maiores, encontramos o Departamento Financeiro. Nesse caso a estrutura é liderada por 02 principais gestores:
CONTROLLER – Contador Chefe da empresa, responsável por atividades contábeis, assuntos fiscais, contabilidade financeira e de custos, entre outras;
TESOUREIRO – Principal Gerente financeiro da empresa, responsável por suas atividades financeiras, planejamento, captação de fundos, investimentos, entre outras.
RELAÇÃO COM A ECONOMIA
Os administradores devem ser capazes de avaliar e interpretar as diverssa variações do cenário econômico, no qual a organização está inserida. Um dos principais critérios amplamente utilizado na tomada de decisão é o que chamamos de Análise Marginal de Custo-Benefício.
Análise Marginal de Custo-Benefício é a capacidade de analisar um produto ou serviço. Qual o benefício este produto ou serviço trará em um determinado tempo, em relação ao custo.
RELAÇÃO COM A CONTABILIDADE
Nas empresas, as atividades do Tesoureiro, relacionadas com as finanças, e as atividades do Controller ou Contador, relacionadas com a contabilidade, estão interligadas geralmente. Porém existem das diferenças básicas no papel dos dois profissionais: ênfase nos fluxos de caixa e tomada de decisão.
Fluxo de Caixa – o Contador está envolvido mais com a análise do desempenho financeiro da organização, demonstrando através de relatórios: balanços, balancetes, etc.
O Tesoureiro ou Administrador Financeiro – está mais envolvido com o a análise do fluxo de caixa pra manter a empresa rentável, avaliando as entradas e saídas de forma antecipada.
Tomada de Decisão – os Controllers dedicam mais esforços na coleta e apresentação dos dados financeiros, enquanto os Tesoureiros avaliam essas demonstrações contábeis, tomando decisões que buscam a