Administração da Produção
Administração da Produção
Manutenção Produtiva Total (MPT/ TPM)
Edinéia Lampert
Jhon Lenon Giordani
Maysa Pianezer
Rafael Augusto Pedri
(MKT 1.5)
Prof°. Alessandro M. da Rocha
Guaramirim 2013.
1. INTRODUÇÃO Este trabalho tem por finalidade mostrar como funciona a ferramenta Manutenção Produtiva Total (MPT ou TPM) e sua aplicação. Também irá abordar os quatro tipos de manutenção existentes, sendo elas: Manutenção Corretiva, Manutenção Preventiva, Manutenção Preditiva e Manutenção Produtiva Total. A MPT foi desenvolvida no Japão na década de 60, a partir de conceitos desenvolvidos nos Estados Unidos, e esta se espalhando pelo mundo todo. No Brasil várias empresas já implantaram (em 1996 as empresas Pirelli Pneus, de Santo André-SP, e Pirelli Cabos, de Cerquilhos-Sp, receberam o Prêmio Excelência TPM 96 - 1a. Categoria, conferido pelo JIPM – Japan Institute of Plant Maintenance). A Manutenção Produtiva Total Visa atingir o que se pode chamar de Zero falha ou Zero quebra, para isso ela apoia-se em três princípios fundamentais: Melhoria das pessoas, Melhoria dos equipamentos e Qualidade total.
2. MANUTENÇÃO De acordo com MARTINS e LAUGENI (p. 350 ) Historicamente a manutenção é classificada em preventiva, corretiva e preditiva. Mais recentemente surgiu o conceito de manutenção produtiva total (TPM - Total Productive Maintenance ), já utilizados em várias empresas. Para entendermos o TPM é importante conhecermos cada uma das manutenções citadas, pois elas dão suporte ao novo conceito .
2.1MANUTENÇÃO PREVENTIVA Consiste em executar uma série de trabalhos, trocar peças e óleo, engraxar, limpar, etc. A maioria dos manuais de instalação acompanham instruções sobre a manutenção preventiva, indicando a periodicidade com que os trabalhos devem serem feitos. A manutenção preventiva exige muita disciplina, só as empresas