Administração da produção
Pode ser sintetizada como a fabricação e tranformação de bens e serviços em instituições e em grandes empresas. Embora seja este o aspecto prioritário mais importantes, ele representa apenas uma parcela do conjunto da produção. Os produtos variam desde as ferragens e maquinaria, até o domínio intangível da recreação e da informação; são produzidos por indivíduos, equipes, tribos ou corporações, em galpões, telheiros, laboratórios ou fabricas. Em todos os casos a produção é semelhante, apesar da diferença em matéria-prima empregada, processo de fabricação e produto final. Estas considerações formam a base dos estudos sobre a produção, através dos quais os recursos naturais são conservados e tornam-se mais úteis.
Qualquer organização, produz bens ou serviços ou ambos, e faz isso por meio de um processo de transformação. A esse processo de transformação damos o nome de função de Produção. Como nem sempre o que as empresas produzem são bens tangíveis, como os serviços por exemplo, chamamos também de função (ou Administração) de Produção e Operações.
CONCEITO:
" Transformação é o uso de RECURSOS para mudar o estado ou condição de algo a fim de produzir ou transformar alguma coisa, em ALGO DE MAIOR UTILIDADE."
Então produção é a transformação de algo - produto, matéria prima ou serviço, em outro bem ou serviço, de melhor qualidade ou utilidade.
I - Conceito de Produção
Podemos afirmar que é o processo de transformação de recursos (insumos naturais ou humanos) em bens ou serviços. Na teoria econômica, a função de produção representa a relação tecnológica que define o máximo de bens que podem ser produzidos por diversas combinações possíveis de recursos. Dados os preços dos insumos e a função produção, pode-se chegar à curva de custos de uma empresa (que mostra o custo da produção por unidade produzida); com base nestes