Administração da produção e operações
Trabalho de Administração da Produção e Operações. Serão apresentados exemplos reais de empresa escolhida pelo grupo e situações para que possa ser desenvolvido o conteúdo. Também será abordado tudo aquilo que podemos aplicar no mercado relacionado à Just in time; Engenharia Simultânea, Tecnologia de Grupo; Consórcio Modular; Células de Produção; Desdobramento da função qualidade; Comakership; Sistemas Flexíveis de Manufatura; Manufatura Integrada por Computador; Benchmarking e Produção Customizada nas organizações.
PALAVRAS-CHAVE: GESTÃO DE PESSOAS E MUDANÇAS ORGANIZACIOANAIS
Introdução
A importância da Atividade Prática Supervisionada (ATPS) do Curso de Administração da Produção e Operações é de suma importância para o desenvolvimento dos alunos. Esta atividade por meio de sua realização visa proporcionar o entendimento relacionando à esta disciplina e à forma como é aplicada, assim como apontar sistemas de avaliação de produção estratégica no planejamento da empresa..
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Etapa 1 – Passo 1
Aula-tema: Evolução Histórica da Administração e Seus Conceitos.
Subtema:
Principais Conceitos e Síntese
As principais fases para a implantação da Engenharia Simultânea adotam técnicas de Gerenciamento de Projetos, Planejamento e Controle Integrados, Equipe “full time”, Matriz Tarefa Responsabilidade. Grupos "full-time" têm o conceito de Força-Tarefa, passando esse grupo a contar com elementos de vários departamentos ou empresas envolvidos, aumentando com isso a integração e diminuindo o prazo para tomada de decisão em certos pontos do projeto. O processamento paralelo exige a utilização de ferramentas modernas para concepção de produtos, como o QFD-Quality Function Deployment, ou desdobramento da função qualidade. O grupo normalmente deve contar com 4 a 6 pessoas