administração da produção e materiais
Principais características da produção em massa: É o termo que designa a produção em larga escala de produtos padronizados através de linhas de montagem. A Produção em massa faz uso intensivo de capital, ou seja, utiliza uma alta proporção de máquinas em relação ao número de trabalhadores. Com o custo do trabalho mais baixo e alta taxa de produção, a proporção de capital aumenta enquanto as despesas correntes diminuem, em comparação com outros modos de produção. A maior quantidade de peças produzidas em um menor intervalo de tempo é a principal caracteristica da produção em massa.
Principais características de produção enxuta: Também é conhecido por “Lean Manufacturing”, é a operação a partir do chamado sistema puxado, ou seja, deixa muitas vezes de utilizar a capacidade máxima de fábrica e a produzir de acordo com a necessidade e demanda do mercado. A produção enxuta move-se na direção de eliminar todos os desperdícios de modo a desenvolver uma operação que é mais rápida, pontual, de qualidade e baixo custo. Esse sistema de produção é consequente do Sistema Toyota de Produção, aonde os lotes de produção são pequenos, permitindo uma maior variedade de produtos. Exemplo: em vez de produzir um lote de 50 sedans brancos, produz-se 10 lotes com 5 veículos cada, com cores e modelos variados. Os trabalhadores são multifuncionais, ou seja, conhecem outras tarefas além de sua própria e sabem operar mais que uma única máquina. No Sistema Toyota de Produção a preocupação com a qualidade do produto é extrema.
Produção Enxuta x Produção Massa: As principais vantagens do sistema de produção enxuta é a qualidade da produção, a velocidade e a agilidade da produção, a economia de tempo para produzir e a produção de acordo com a necessidade do cliente e do mercado evitando dessa forma desperdícios que são possíveis de serem vistos na produção em massa e em grande escala. A