Administração da mudança, stress e inovação.
O QUE É MUDANÇA?
É uma alteração no ambiente, na estrutura, na tecnologia ou nas pessoas de uma organização. Essas alterações são de responsabilidade do gerente. Tem o intuito, o objetivo de melhorar o desempenho da empresa.
Vários fatores alertam ao gerente a necessidade de implantar mudanças, como por exemplo, a queda nas vendas, aumento dos custos, insatisfação por parte dos clientes, avanço da tecnologia.
FORÇAS PARA A MUDANÇA Elas podem ser de caráter externo ou interno. * Forças Externas: Elas têm origem de várias fontes. Podem surgir com o aumento da concorrência, novas leis implantadas pelo governo(podemos citar a lei para deficientes físicos que exigiu milhares de empresas a reformarem banheiros, portas e implantarem rampas de acesso), o avanço tecnológico e mudanças econômicas. * Forças Internas: Geralmente se origina das ações internas das organizações, que são provenientes dos efeitos das mudanças externas, o que é considerado normal. Podem ser notadas quando a gerência desenvolve novas estratégias para competir com mais força no mercado, na aquisição de novos equipamentos que ocasionará aos funcionários novos treinamentos ou novos padrões de trabalho em grupo.
A insatisfação do funcionário pode levar a mudanças políticas e nas práticas administrativas.
COMO UM GERENTE PODE SERVIR DE AGENTE DA MUDANÇA? Qualquer gerente pode servir de agente de mudança, já que esses são pessoas que agem como catalizador e assumem a responsabilidade pela administração do processo de mudança. O agente de mudança não precisa ser o gerente, pode ser qualquer funcionário cuja especialização esteja na implementação da mudança. Quando se trata de grandes mudanças, geralmente as empresas contratam consultores para dá assistência no processo de mudança, o que pode ser bom ou ruim. Como são contratados para um trabalho específico e por não fazerem parte da empresa, podem oferecer a perspectiva objetiva