Administração ciêntifica
Os recursos eram maus aproveitados, portando havia a necessidade do aumento da eficiência e de substituição do empirismo por métodos científicos.
Surge neste contexto uma resposta idealizada por um engenheiro mecânico e industrial proveniente de uma família rica da Filadélfia. No caso o americano Frederick Winslow Taylor.
O mesmo hoje é reconhecido, como o pai da administração cientifica que revolucionou o contexto industrial ineficiente da época. A teoria de Taylor caracterizava-se com ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência.
Tinha a seguinte base, aplicação do método cientifico na administração com o intuito de garantir o melhor custo beneficio do sistema produtivo. Taylor queria aumentar os níveis da produção, conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem aumentar os custos de produção.
Concluiu que os sistemas administrativos daquele período sofriam de grande debilidade. Os mesmos precisavam ser modificados urgentemente. Nisto se concentrou grande parte de seus esforços.
Entre as deficiências estava a falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários .Taylor verificou e constatou que a forma de remuneração utilizadas no período estava equivocada.
Taylor propôs a racionalização do trabalho por meio do estudo do tempo e movimento. Afirmou que o trabalho precisava ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização dos métodos e ferramentas.
Na visão de Taylor os operários deveriam ser selecionados com base em suas aptidões para a realização de determinadas funções ou tarefas (no tocante a divisão do trabalho). E daí em diante serem treinados para executarem da melhor