Administração científica
Professora: Deginane Morais Dutra
- Autores: -Frederick Winslow Taylor (1856-1915)
- Nasceu na Filadélfia, EUA. - Graduou-se em Engenharia em 1883 . - 1895 – Sistema de classificação de peças. - 1903 – publicação do livro Shop Management ( Administração de Oficinas) - 1911 – publicação do livro Princípios de Administração científica.
Autores: Harrington Emerson 1909 – eficiência como base de operação e remuneração; 1912 – os princípios da eficiência
Frank e Lilian Gilbreth 1911 – estudo de movimento 1912 – elementos de Administração Científica 1914 – a psicologia da Gestão
Henry Ford 1903 – fundou a Ford Motor Co. Princípios: - de intensificação de economicidade de produtividade.
No início do século XX dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da Administração. Um era americano Wilson Taylor e desenvolveu a Escola da Administração Científica aumento da eficiência da indústria através da racionalização do trabalho do operário.
O outro era europeu, Henri Fayol, e desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência através da estruturação e disposição dos órgãos componentes das organizações e suas inter-relações.
Estas duas orientações juntas formam então o que chamamos de Abordagem Clássica ou Tradicional da Administração.
Abordagem Clássica da Administraçã o
Administração Científica
Teoria Clássica
Taylor
Ênfase nas Tarefas
Fayol
Ênfase na Estrutura
1º Período de Taylor Publicação da obra Shop Management (Administração de Oficinas), sobre ad técnicas de racionalização do trabalho, por meio de estudo de tempos e movimentos. A boa Administração – Métodos científicos – altos salários e baixos custos de produção. Os empregados devem ser cientificamente colocados em seus postos de trabalho e serem treinados. Deve haver boas relações entre administração e trabalhadores.