Administração científica
O primeiro período de Taylor é referente à época da publicação de seu livro shop management em 1903, este que por meio de tempos e movimentos analisa a racionalização do trabalho.
Taylor fez um estudo analisando os processos de trabalho e sua execução e constatou que os operários trabalhavam de forma ineficiente, não atingindo seu potencial máximo de produção. Como os funcionários que produziam mais recebiam o mesmo que os não produziam, percebeu que era preciso mudar a forma de remuneração para aumentar a produtividade. Para que esse objetivo seja alcançado, Taylor destaca a importância da padronização dos processos, postos e condições de trabalhos adequadas, treinamento do profissional e a imprescindível cooperação dos trabalhadores e empregados nesse processo.
O segundo período de Taylor é referente à publicação de seu livro The principles of Scientific Management em 1911, quando conclui que o processo de racionalização do trabalho deveria ser acompanhado de uma estruturação geral a fim de conter os três males que as indústrias enfrentavam na época:
A vadiagem sistemática, os funcionários achavam erroneamente que uma maior produtividade causava o desemprego. Métodos de aprendizagem ineficientes, desperdiçando grande esforço e tempo.
A gerencia não sabia exatamente sobre as rotinas e o processo de trabalho.
Falta de padronização das técnicas de trabalho.
2. Os fundamentos da organização racional do trabalho.
A organização racional do trabalho consiste na tentativa de substituição de métodos empíricos por métodos científicos mais sofisticados. Os aspectos mais relevantes para a ORT são:
Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos: Após a análise foi constatado que era possível decompor cada parte do trabalho, ordenando e dividindo os processos, melhorando assim o tempo de execução e diminuindo o esforço dos operários. Nessa análise os movimentos eram cronometrados para que se pudesse