Administração científica – um estudo sobre a aplicação dos processos administrativos nas empresas na atualidade
As empresas contemporâneas sofrem com diversos fatores que assolam sua produtividade, sendo que seu objetivo é sempre alcançar maior eficiência, para isso buscam conceitos que possibilitam atingir esta meta, e os métodos por estas aplicados têm forte presença da Administração Científica evidenciando a influência que essa exerce, enfatizando que apesar de todo tempo decorrente e das muitas críticas ao taylorismo seus conceitos são aplicáveis nas organizações e de grande importância, principalmente no setor produtivo (CHIAVENATO, 2003).
O pioneirismo de Taylor e as questões abordadas por ele, como eficiência e produtividade, são bases que possibilitaram o surgimento de novos estudos como os apresentados por Henry Fayol, Max Weber, Elton Mayo, que procuraram aperfeiçoar as então teses propostas por Taylor. Entretanto sua influência persistiu e tem resistido às mudanças do tempo.
No decorrer deste trabalho para maior compreensão iremos citar uma pesquisa de campo realizada em determinada empresa, na qual foi observada a aplicação de procedimentos embasados nos estudos de Taylor, tanto na área da produção como na área administrativa.
Pretendemos focar os incentivos aos operários abordados por Taylor com as mudanças que ocorrem ao longo dos anos com o surgimento de novos estudos e como as empresas se adaptaram a isso. Enfatizando que a produtividade depende de aspectos comportamentais humanos, sendo que uma empresa não consegue ser melhor que as pessoas que nela atuam (Arivaldo Hallgren/ Reinaldo M. Messias, Consultores SEBRAE-SP).
Sendo assim nosso foco não se restringe a influência das idéias do pai da Administração nas organizações, mas também quais os métodos aplicados pelas empresas para ter um equilíbrio produção/colaborador, tomando como base a empresa Cbs Elos do Brasil, na qual buscaremos identificar os processos que esta utiliza para reduzir a ineficiência produtiva, quais os benefícios por ela oferecidos a seus