Administração Cientifica
Taylorimos
Historia
Também conhecido como Administração Cientifica foi a primeira vez que a administração/gestão foi olhada de uma maneira cientifica, tentando criar modelos matemáticos para os processos envolvidos na administração das pessoas visando maior produtividade.
Apesar de serem muitas vezes usados como sinônimos o Taylorismo e a Administração Cientifica não são exatamente a mesma coisa. O trabalho de Taylor foi apenas o início da Administração Cientifica, que evoluiu muito com o trabalho de outros pesquisadores como Henry Grant, Benjamin Graham e outros.
A Administração Cientifica começou a ser descrita nos séculos XIX e XX nos trabalhos de Taylor “A Piece Rate System” (Um Sistema de Preço por Peça, 1895) e “Shop Manegment” (Administração de Oficinas, 1903). Mas o modelo só foi bem sistematizado em 1911 com o lançamento de “Principles of Scientific Manegment” (Principios da Administração Cientifica, 1911).
Inicio
Taylor começou a observar que trabalhadores que eram forçados a fazer tarefas repetitivas tendiam a trabalhar no ritmo mais devagar possível sem que fossem punidos. Isso foi observador várias empresas e vários países e recebeu muitos nomes diferentes, mas o mais utilizado foi “Soldiering”. Além disso Taylor percebeu que trabalhadores recebendo o mesmo salário regulam suas velocidades de acordo o trabalhador mais lento. “Se vou receber o mesmo tanto que ele porque vou produzir mais?”. Então Taylor passou a estudar maneiras de aumentar a produtividade desses trabalhadores. Uma das primeiras ideias de Taylor que contrariava a administração feita até aquele momento foi a implantação mais tempos de descanso durante o período de trabalho (O trabalhador descansado produz mais). Dessa forma surgia um paradoxo, menos tempo trabalhando gerava maior produtividade.
Além disso Taylor passou a defender salários por produtividade, estimulando assim o trabalhador a produzir mais. Ele sabia que a Administração Cientifica