Administração cientifica
No primeiro período(1903) Taylor elaborou o
Estudo dosTempos e Movimentos(Motion-time Study
), no qual houve uma análise das tarefas, decompondo os movimentos e processos,aperfeiçoando e racionalizando-os. Propondo seleção científica, treinamento e a criação de uma atmosfera decordial cooperação para os trabalhadores.
No segundo período(1911) como a publicação do livroPrincípios da Administração Científica conclui que aracionalização do trabalho operário deveria ser acompanhadade uma estruturação geral da empresa.
A principal medida estrutural foi desenvolvimentoOrganização Racional do Trabalho(ORT). Métodos mais rápido se instrumentos mais adequados para cada tarefa. Logo, houve uma repartição de responsabilidade: a gerência planejava e supervisionava enquanto o trabalhador ficava somente com execução do trabalho.
A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito degarantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
Frederick Taylor
Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta depadronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dosadministradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.
Assim, em 1903, ele publica o livro “Administração de Oficinas” onde expõe pela primeira vez suas teorias. Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dostempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado