Administração Cientifica
No século XX, com o surgimento da ciência conhecida como Administração Científica se mudou a forma de gerenciar e supervisionar uma empresa. O seu percussor americano Frederick Taylor, como pioneiro da racionalização do trabalho, tinha como seu principal objetivo, alavancar a produção e aumentar a eficiência das indústrias, como ferramenta primordial, utilizou da observação e mensuração dos tempos e movimentos para maximizar os níveis de produtividade.
1. PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
A tentativa de aplicar métodos científicos para resolver os problemas administrativos é conhecida Administração Científica e tem como objetivo principal realizar os processos organizacionais com eficiência na busca de menores custos e a produção em menor tempo. A partir do surgimento desta ciência no inicio do século XX, passou a ser analisado como deveria ser a metodologia a ser seguida por todos os operários para a padronização das ferramentas e dos métodos de trabalho. Estes deveriam ser treinados para executar as tarefas com menores movimentos, para assim conseqüentemente realizar as tarefas em menos tempo. A remuneração dos operários deveria ser feita com base na produção alcançada, pois desta forma, o mesmo teria um incentivo para produzir mais.
O estudo de tempos e movimentos de acordo com BARNES (1977, p. 1)
É o estudo sistemático dos sistemas de trabalho com os seguintes objetivos: (1) desenvolver o sistema e o método preferido, usualmente aquele de menor custo; (2) padronizar esse sistema e método; (3) determinar o tempo gasto para uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando num ritmo normal, para executar uma tarefa ou operação específica; e (4) orientar o treinamento do trabalhador no método preferido.
Portanto BARNES mostra que com o conjunto de fatores que Taylor mostra em sua teoria será possível a padronização do trabalho para aumentar a produtividade, gastando menos tempo e ganhando mais lucro.
1.1 FUNDADOR DA