Administração 3
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ANDRÉIA RIBEIRO DA SILVA FERREIRA
ELIANE Borges dos Santos
POLÍTICA MONETÁRIA
Januária
2010
ANDRÉIA Ribeiro da Silva Ferreira
Dulciene COSTA PEDREIRA MOTA
ELIANE Borges dos Santos
POLÍTICA MONETÁRIA
Portfólio apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Disciplina Introdução a Economia.
Docente: Edilson Gonçalves Moreira.
Januária
2010
Introdução
O presente estudo fala sobre a política monetária do Brasil, abordando o plano real como propulsor da melhoria de distribuição de renda e fortalecimento do PIB. Faz também reflexão dobre as Teorias keyneysianas, como fazem abordagem desses processos no Brasil, em Minas e no município de Januária. Para desenvolver a fundamentação teórica do estudo foram consultados autores como Bahia e Oliveira (2005), Carvalho (2010), Leite (2006) e outros estudiosos.
Desenvolvimento
Olhando o aspecto da economia brasileira, determina-se que sua maior luta histórica é retomar o crescimento econômico. No período até 1994, por exemplo, o combate a inflação se estabelecia como ação mais urgente nessa visão. Posterior a esse período vieram às crises financeiras e “e a condução da política macroeconômica brasileira fizeram prevalecer a idéia de uma segunda "década perdida" em termos de desempenho econômico”. (BACHA & OLIVEIRA, 2005, p.01). Para controlar a inflação o governo tem a sob seu controle a política monetária, que é quem determina o desenvolvimento da distribuição de renda e PIB. O controle se dá pelo fato da política monetária determinar valores de taxas e impostos, por exemplo. E quanto mas se cobra esses fatores em valores mais autos, menos possibilidade de realizar uma distribuição de renda decente o país tem, como também de ter um resultado de PIB efetivo, equilibrado.